E quando nos deparamos com alguém fazendo jogos (falando por mim), logo nos vem a cabeça: - Como vou trabalhar um jogo se eles não param um minuto? - Eis a questão, ai que se torna mais importante ainda o jogo, pois trabalha-se vários campos cognitivos importantíssimos ( raciocínio lógico, aceitação de regras, saber ganhar e perder, trabalho em grupo, saber esperar, ser honesto para não trapacear) para a melhora das atividades. Foi o que eu descobri arriscando, não foi na primeira tentativa que deu certo, mas com minha teimosia, no fim deu tudo certo.
Comecei jogando o Batalha Naval, que também aprendi na Formação Continuada do Pacto (4º e 5º ano), mas esse não vou postar agora, estou editando.
O que eu trabalhei recentemente e deu muito certo foi o NUNCA 10, jogo muito conhecido nas escolas, mas que eu nunca tinha visto utilizando o MATERIAL DOURADO.
É simples, fácil, mas que as crianças adoram e trabalham muito essa questão das ordens e classes.
Vamos ao jogo:
MATERIAIS:
·
MATERIAL
DOURADO SUFICIENTE PARA TODOS OS GRUPOS
·
UM
DADO PARA CADA GRUPO
·
FOLHA
A3, OU A4 (UM PARA CADA JOGADOR)
·
CANETINHA,
PINCEL ATÔMICO
ORGANIZAÇÃO:
ORGANIZE A
TURMA EM GRUPOS DE 2 OU 4, ELES PODEM REVESAR AS JOGADAS.
COMO JOGAR:
UMA CRIANÇA
JOGA O DADO, E PEGA A QUANTIDADE DE UNIDADES REFERENTE NA CAIXINHA DO MATERIAL
DOURADO E COLOCA-AS NA UNIDADE REPRESENTADA NA FOLHA A3, DEPOIS SEU ADVERSÁRIO FAZ O MESMO. CADA VEZ QUE
TIVER 10 UNIDADES ELE TEM QUE TROCAR POR UMA DEZENA E ASSIM POR DIANTE.
EXISTEM
VÁRIAS MANEIRAS DE GANHAR, O PROFESSOR PODE IMPOR AS REGRAS QUE ELE DESEJAR, OU
MONTÁ-LAS JUNTOS COM OS ALUNOS.
VOCÊ PODE
PEDIR QUE ELES REGISTREM OS NÚMEROS FORMADOS EM CADA RODADA, ENFIM FICA A SEU
CRITÉRIO AS VARIAÇÕES DO JOGO.
Espero que aproveitam alguma coisa da minha experiência !
Beijos e até a próxima!
Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:
Postar um comentário